segunda-feira, 28 de maio de 2012

PRAÇA DA SÉ - MARIANA MG Email:bizuteturismo@bol.com.br - Contato: 3196249059/87749059


Pirulito so séc XIX, quebrado por dois estudantes de jornalismo (UFOP) durante noitada da madrugada de 26 para 27 de maio de 2012,.
"Os dois estudantes da UFOP que danificaram a luminária da Praça da Sé no último sábado compareceram espontaneamente na Promotoria e assinaram termo se comprometendo a ressarcir integralmente os danos causados, com o pagamento da restauração da peça, após apresentação do orçamento pelo Município. Além disso responderão também CRIMINALMENTE, após conclusão do Inquérito pelo delegado, onde serão ouvidos ainda hoje."
Pirulito antes do acidente causado por estudantes de jornalismo da UFOP em 27 de Maio de 2012.


Praça hoje, aleijada, sem o pirulito.

"Senti tombado no chão no lugar desse monumento histórico" Bizute.  



É revoltante sim, mas não vejo o autor como bandido, e sim infeliz, azarado, aliado a falta de proteção que nossos monumentos ficam a mercê de acesso público, onde muito estão rabiscadas, placas quebradas, sinalização arrancadas, e atribuo tudo isso a falta de segurança e vigilância constante. Eu, Bizute, mesmo ajudei a fazer o levantamento arbóreo das praças e sinalizar pessoalmente nossa praça do jardim, num projeto bacana, com apoio de uma grande empresa. Hoje todas as placas foram arrancadas, mas convenhamos, nós não temos uma política de prevenção e manutenção do nosso município, que constrói e bem e preserva mal. Veja bem, nossa praça do São Pedro, sem vigilância 24h, pessoas usam local para namoro, sexo, e nenhuma vigilância e pessoas que usam uma chopperia no local e faz da praça extensão da mesma, qualquer dia o busto de Dom Luciano tem risco de desaparecer. E o que falar do Terminal Turístico da cidade, sem vigilância 24hs, mendigos, bêbados e até mesmo dragados ficam no local, sem incômodo nenhum de nossas autoridades. Na praça Minas Gerais, uma das 7 Maravilhas da Estrada Real, a noite ponto de namoro e outras coisas mais, piso escrito, muito lixo, etc... E a cidade em si, sem lixeiras e o povo jogando lixo na rua. Então, em minha opinião, o autor foi infeliz e azarado, não creio que tivesse querendo causar o dano que ocorreu, até é uma pessoa educada, de boa família, estudante de jornalismo, e outras qualidades... Acontece que precisamos cuidar e melhor dos nossos monumentos. Em frente de minha casa, beira linha, quebrou vários bancos, isso sim, bandidagem, premeditado e até hoje, ninguém apurou e responsabilizou ninguém. Fiz um BO com a guarda municipal da cidade, mas pelo visto, caiu em esquecimento. Outro dia, "ligaram pra mim, um ex guia de turismo, hoje empresário, Joel Santana, que falou que falou está um lixo..." será não tem outras pessoas pensando o mesmo? Nossa praça e monumentos precisam de vigilantes 24h, isso não vem acontecendo e facilitando a ação de pessoas, sem consciência histórica, danificar de diversas maneiras nosso precioso patrimônio. Faço aqui uma consideração também, da falta de lixeiras nas principais praças e ruas no centro histórico, que obriga pessoas educadas, levadas a jogar lixo nas ruas e praças, devido, muito das vezes, da falta dessas lixeiras com cinzeiro para jogar toco de cigarro. 
Acordam gente!!! Nem tudo ta perdido.


Pesquisar este blog