quinta-feira, 10 de maio de 2012

DIA DO GUIA DE TURISMO - 10 DE MAIO


PARABÉNS A TODOS GUIA DE TURISMO, DEVIDAMENTE CADASTRADO E ATUALIZADO NO MINISTÉRIO DO TURISMO!

"QUEREMOS MAIS RESPEITO, FISCALIZAÇÃO E APOIO DE NOSSAS AUTORIDADES PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE NO PAÍS. PAGAMOS MUITO PARA FORMALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, E NÃO ESTAMOS TENDO O APOIO NECESSÁRIO."

PARA CONHECIMENTO:

Press Release
  
Quem passar pela Candelária, na Praça Pio X,  na quinta-feira, dia 10 de maio, verá os guias de turismo do Rio de Janeiro reunidos a partir de 15 horas,  numa manifestação pública. Este ato foi a forma de expressão encontrada pela classe em razao do descaso pela profissão de Guia de Turismo por parte das autoridades, órgãos públicos, agências de viagem, operadoras, empresas de eventos, pessoas físicas ou jurídicas, que não cumprem a Lei no. 8.623, de 28 de janeiro de 1993. A lei regulamenta a profissão de Guia de Turismo no Brasil e não é obedecida por aqui. Os pontos turísticos vivem lotados de guias piratas, motoristas disfarçados de guias, agentes de viagem atuando como guias, todos sem nenhuma qualificação e sem ser importunados. Guias acompanhantes do exterior também atuam aqui sem falar a nossa língua e sem conhecer a nossa história. Uma balbúrdia se estabelece ao redor das estações do Corcovado e Pão de Açúcar e todos vendem passeios e excursões livremente e sem fiscalização
O turismo é uma indústria sem chaminés, lucrativa, canalizadora de recursos e empreendedora. Traz para a cidade um grande número de turistas e visitantes a negócios. O guia é um importante profissional nesta cadeia produtiva do turismo.
O Rio deveria seguir o exemplo dos grandes centros como Paris, Londres e Madri, para citar apenas alguns, onde as multas são altíssimas caso algum estrangeiro seja pego explicando a história de uma praça ou de um monumento, sem ser qualificado.
O guia sofre enfrentando toda sorte de problemas, desde a falta de estacionamento até a falta de infraestrutura básica. O descaso é tão grande que a maioria das agências nem se dá ao trabalho de formalizar uma ordem de serviço. Na maioria das vezes, o profissional recebe das agências ordens verbais e até adiantamentos sem recibo.
 Com mais de três mil guias registrados no Ministério do Turismo/Cadastur, com credenciais expedidas e validade controlada, estes profissionais encontram problemas ao renovar o documento. Ele correm o risco de passar um ano apresentando um protocolo, gerado pela TurisRio, pois a nova credencial não chega nunca. Quase setecentos guias atuam na cidade falando mais de dois idiomas estrangeiros.
O guia é a ponta do “iceberg”. Ele informa, conduz e protege o turista após consumada a compra de uma excursão, ou uma simples viagem à Cidade Maravilhosa.. Ele é o real vendedor dos sonhos do turista, do lazer das pessoas em férias e do executivo que, entre uma reunião e outra, chega até o topo do Corcovado para confirmar a sétima maravilha do mundo moderno. Ele vende a cidade, as suas maravilhas, suas atribulações e seus costumes.  Além de realizar as tarefas operacionais, viabilizar as alterações de programa, solucionar problemas, ele é o maior amigo do turista.
Os infratores estão impunes dentro deste caos. Por isso, os guias resolveram comemorar o Dia do Guia abraçando a Candelária.
 Obs.: os guias se comprometem a não criar retenções no trânsito e nem sujar o entorno da Candelária.

ATO PÚBLICO

O SINDICATO ESTADUAL DOS GUIAS DE TURISMO DO RIO DE JANEIRO (SINDEGTUR/RJ) CONVOCA TODOS OS GUIAS DE TURISMO DO ESTADO A PARTICIPAREM DE UM ATO PÚBLICO ÀS 15 HORAS DO DIA 10 DE MAIO - DIA DO GUIA DE TURISMO - NA PRAÇA PIO X. ABRAÇAREMOS A IGREJA DA CANDELÁRIA COMO FORMA DE CHAMAR A ATENÇÃO DAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS PARA O DESCASO COM A PROFISSÃO E DE CELEBRARMOS O DIA DO GUIA, ESTE PROFISSIONAL TÃO IMPORTANTE E FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO.
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!

Marcelo M. Rezende
Presidente do SINDEGTUR/RJ

----------------------------------------------------------------------------------------------

AGTURB Mariana MG
“MARIANA - PRIMAZ DE MINAS E COM UMA DAS IMAGENS – PRAÇA MINAS GERAIS – ELEITA UMA DAS SETE MARAVILHAS DA ESTRADA REAL”

PROGRAMAÇÃO DO DIA 10 DE MAIO (5ª feira) – DIA DO GUIA DE TURISMO

1) Palestra Técnica na Matriz de Nossa Senhora do Pilar, às 10h30min proferida pelo Museólogo Carlos José Aparecido de Oliveira, Diretor do Museu de Arte Sacra dessa Paróquia, o qual nos falará sobre esse monumento tão importante do barroco mineiro.
Após a palestra subiremos, todos juntos, até a Praça Tiradentes, onde  nos concentraremos no Monumento a Tiradentes, para marcarmos nossa presença como Profissionais do Turismo Legal de Minas Gerais. Para isso pedimos aos Guias que tenham a camiseta da AGTURB ou do SINGTUR que a coloquem e, para aqueles que não a têm solicitamos colocar uma camisa ou camiseta branca com o crachá bem visível.
Convites a todos os guias de turismo
2) Logo após, os guias de turismo de Mariana e convidados se reunirão na Pousada da Chácara para uma confraternização oferecida pela AGTURB Mariana, de 13 às 18horas.
Desde já parabenizamos os Guias de Turismo credenciados pelo CADASTUR/ Ministério do Turismo, e filiados da AGTURB Mariana MG.

Lembrando que de 16 a 20 de maio, estará acontecendo o XXXII Congresso Brasileiro de Guia de Turismo - Macapá AP – com o seguinte tema:
“O GUIA DE TURISMO COMO AGENTE DE TURISMO E CULTURA”
PARABÉNS A TODOS DOS GUIAS DE TURISMO! 
QUEREMOS MAIS  FISCALIZAÇÃO E PUNIÇÃO PELO EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO PARA OS FALSOS GUIAS, ALÉM É CLARO DE RESPEITO E RESERVA DE MERCADO DE TRABALHO PARA OS GUIAS DE TURISMO DEVIDAMENTE CREDENCIADOS PELO MINISTÉRIO DO TURISMO /CADASTUR. 


Lei do Guia 8623/93

Diretoria
AGTURB Mariana MG

Mariana, 08 de maio de 2012.



Cordialmente

GUIA DE TURISMO: LUIZ OTÁVIO - BIZUTE
Bizute Turismo Receptivo - Cidades Históricas MG
Contatos:
31 96249059 / 35571158
Blog: http://www.bizuteturismo.blogspot.com; 
Emails: bizuteturismo@bol.com.br; luizbizute2011@hotmail.com

Pesquisar este blog