quinta-feira, 12 de julho de 2012

Turismo Ecológico - Cidades Históricas

Pico do Itacolomi, localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, MG, possui uma área protegida de 7543 ha. No entanto, parte das terras que hoje constituem essa Unidade de Conservação outrora, foi passagem de bandeirantes que chegavam à Vila Rica: possui uma Casa Bandeirista, construída para servir de posto fiscal no tempo da exploração aurífera, em 1706. Posteriormente, tornou-se área de cultivo do chá da Índia, Camelia sinensis, que recebeu o nome de Edelweiss, em homenagem a esposa do proprietário da Fazenda . No início do século 20, o chá aí cultivado era beneficiado, e exportado e, esta localidade, ficou conhecida como Fazenda São José do Manso, mas entrou em decadência. Por volta de 1950 houve uma nova tentativa de cultivo e beneficiamento. Grande parte do maquinário utilizado no beneficiamento do chá encontra-se ainda no galpão e é o principal objeto da exposição sobre o tema do chá no Museu. Além deste maquinário alemão, o museu conta ainda com vídeos sobre a história, cultivo, produção e costumes da época áurea do chá, assim como, painéis informativos sobre todos os processos de produção e curiosidades sobre a bebida mais consumida do mundo. 
Entrada para o Parque Estadual do Itacolomi na Rodovia do Contorno 
BR 356 / Trevo do Hospital de Ouro Preto
Tel .: (31) 3551-6193
Visitação : terça-feira a domingo das 8h às 17h.
Máquina de chá
1752 metros de altitude: Ita = pedra; colo=filha; mi=mãe




Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, sendo patrimônio de Catas Altas no estado de Minas GeraisBrasil e dá nome ao antigo colégio Caraça, onde importantes personalidades da história brasileira estudaram. Hoje, o Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que abrange toda a região.


Caraça

Santuário do Caraça



Cachoeira do Brumado não é rica pela sua renda percapta ou outro fator econômico, mas sim,  pela beleza gerada pela própria natureza. O artesanato e a arte são capítulos a parte; alguns escultores aproveitam o cenário para escupir em madeira ou pedra sabão verdadeiras obras de arte. 
Cachoeira do Brumado



Local: Pico da Cartucha - Mariana - MG 
Altitude: 1330 metros 
Acesso: 4 KM da cidade subindo pelo Bairro da Cartucha ou cabanas, o vôo fica dentro da cidade de Mariana, á 12 Km de Ouro Preto e 112 Km de BH.Decolagem sobre a cidade de Mariana/Distrito de Ribeirão do Carmo





Pesquisar este blog