terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Turismo em Mariana 2015




DESABAFO DE UM CIDADÃO:

Mariana, a Primaz de Minas pede socorro! Falta de desenvolvimento de Cultura e Turismo faz com que muitos do trade passam aperto.
Alguns membros do COMTUR pede explicação ao secretário pela farsa em recontratar os monitores de turismo sem a aprovação dos membros do conselho, e que uniformizou pessoas indevidas além de descumprir a lei municipal que estabelece esse programa e composição de pessoas que trabalham como monitor de turismo e guia de turismo.
Como foi denunciado por mim no MP anteriormente, que ainda aguardo retorno e providência, mais uma vez essa atitude do secretário está ferindo a lei do Guia de Turismo e ignorando as recomendações do Programa Monitour aprovado em lei municipal.
Na verdade nossa secretaria de cultura e turismo não vem se preparou para receber nossos visitantes e está material para receber distribuir aos turistas e comunidade, e segundo informação estão indo pedir material (folders) à câmara de vereadores.
Gente nunca vi nossa cidade tão entregue assim, parece estar sem comando e isso afeta o desenvolvimento do nosso turismo é claro, e outras áreas.
A secretaria uniformizou várias pessoas (entre guias de turismo, monitores, vendedor de pedra preciosa que não trabalha nessa área e todos recebendo salário sem prestar serviço à cidade, que não preenchem os quesitos (estudo, disciplina, conduta) para entrar no programa, e com isso os turistas correm riscos de mal atendimento, além muitos das vezes serem extorquidos, como já houve reclamação no CAT e AGTURB Mariana.
O Terminal turístico mesmo depois do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado pelo Ministério Público e prefeitura, em quase nada adiantou, parece um espaço mais público, com banheiro sem manutenção e vasos sujos, devido a mal uso de chapas que ficam no local e fazem uso desse espaço turístico (infelizmente até pornografia (sexo) ocorre no espaço, além de tentativa de assassinato e uso de bebidas e drogas), o turismo que se sente ameaçado constantemente e sem nenhum apoio do município ao estacionar no local.
Infelizmente amargamos um turismo fraco e mal estruturado. A prefeitura colocou nossa secretaria de cultura e turismo nas mãos de principiantes e despreparadas, e sem vontade de trabalhar e integrar com a cidade e turistas.
Vejam nosso carnaval, que deverá ser um dos piores do Brasil, que na nossa opinião deveria ser mais inteligente, já que está sem dinheiro, adiar tudo e fazer uma coisa que preste e que satisfaz a população de uma cidade que entre os 853 município de MG, é a 5ª em arrecadação e a 2ª per capta de Minas Gerais!
Mariana, a Primaz de Minas Gerais não merecia isso.... Quem não quiser passar raiva nesse carnaval, vai para Ouro Preto e Itabirito, e podem ter certeza que é com tristeza que falo isso, pois adoro Mariana e sempre fiz muito para divulgá-la no Brasil e exterior.
Vocês que me acompanham no blog (mais de 500 mil acessos), no meu site, e no dia a dia, sabem que falo com muita propriedade.
O que devem fazer com o Centro de Convenções (que nunca foi usado para esse fim para fomentar o turismo de negócio, a não ser receber agentes de viagens e guias de turismo nas realizações de FAMTOUR que idealizamos para fomentar nosso turismo, no total de 6 evento e que trouxemos, alguns com apoio da prefeitura em parceria, vieram mais de 300 profissionais para vender nosso destino), a praça de eventos com as casinhas, com as portas arrombadas e servindo que fica para uso de drogas, causando risco aos populares e sem vigilância alguma (não era hora de fazer alguma coisa de útil?), e a igreja de São Francisco de Assis fechado a mais de 5 anos;
Não adianta cobrir, o povo está vendo e sabe que estamos no fundo do posso! Mariana nunca teve tão sem identidade como hoje! Muitas pessoas de bem, não reagem no meio dessa bagunça e clientelismo.
Att
Luiz Otávio – Guia de Turismo Regional MG – Nacional e América do Sul
Micro empreendedor – Agente de Viagem
Técnico em Turismo / Presidente AGTURB Subseção de Mariana MG
Técnico em Segurança do Trabalho
Matrícula trancada Curso de Direito – UNIPAC
Curso História da Arte – UFOP/ICHS
Ex Secretário de Cultura e Turismo de Mariana

Pesquisar este blog