sábado, 29 de janeiro de 2011

Santa Rita Durão

Santa Rita Durão

O pequeno povoado nasceu com um dos maiores grupos de prospecção que invadiram o sertão mineiro no começo do século XVIII. A localidade que hoje se chama Santa Rita Durão teve primitivamente o nome de “Inficionado”, palavra que é uma variante de “Infeccionado”. Essa antiga denominação lhe foi dada pelos paulistas, no começo do século XVIII, por volta de 1702 e 1703, diante da circunstância de encontrarem pouco ouro e de baixo teor nas águas do curso d’água local. O primeiro explorador da região foi Salvador Faria Albernaz. A primeira matriz foi substituída por outra, definitiva, construída por iniciativa do sargento-mor Paulo Rodrigues Durão, e foi benzida em 28 de maio de 1729. Durão teve um filho ilustre, o Frei de Santa Rita Durão, natural daquela paróquia. Nascido em 1720, foi o precursor da Literatura Brasileira e autor de um dos maiores poemas épicos brasileiros: “Caramuru”.

Via de Acesso:

Pode-se chegar até o distrito através da Estrada Real, que passa por Camargos e Bento Rodrigues, ou pela MG-129, rodovia que liga Mariana a Santa Bárbara. O trajeto é bem sinalizado. Aconselhamos ir por uma estrada e voltar por outra. Santa Rita Durão possui transporte regular para Mariana e Santa Bárbara três vezes ao dia.

Subdistritos:

Alegria; Bento Rodrigues.

Atrativos Culturais e Naturais:

- Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Localização: Santa Rita Durão - Município de Mariana. Tombamento: Processo n°356 – T, Inscrição n° 240, Livro Histórico, Folhas 40, e Inscrição n° 306, Livro Belas Artes, folhas 64. Data: 05/07/1945;

- Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Localização: Santa Rita Durão – Município de Mariana. Tombamento: Processo n°3 57 – 1, Inscrição n° 307, Livro de Belas-Artes, Fis, 64, e inscrição n° 241, Livro Histórico, Fis, 40. Data: 05/11/1945;

- Casa com Rótulas, na Rua do Rosário, em Santa Rita Durão. Localização: Rua do Rosário. Tombamento: Processo n° 348-T, Inscrição n° 438, Livro Belas-Artes, Fls, 76. Data: 02/12/1950;

- Bento Rodrigues, subdistrito que foi importante centro de mineração do século XVIII. A Estrada Real atravessa o centro urbano, ligando-o à Santa Rita Durão e a Camargos;

- Cachoeira do Ouro Fino: queda d’água de 15 metros, com lago de 5x3 metros e profundidade máxima de 1,5 m, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues;

- Cachoeira do Retiro do Piracicaba: Cercado por urna mata densa, o local tem três lagos e urna cachoeira com queda de 15 metros.

Meios de Hospedagem:

Aconchego do Campo Hotel Fazenda: caminhada ecológica, passeios a cavalo, de carro e de bicicleta pela Estrada Real e locais vizinhos, saIa de ginástica, salão de festa para 500 pessoas. Localizado na Estrada Real, na entrada do subdistrito de Bento Rodrigues. Fone: 8727-6205. muIIertur@boI.com. br. Oferece café da manhã e almoço (a combinar).

Alimentação:

Cantina e Restaurante Santa Rita: Praça Matriz, 02 - 2° andar/ Telefone: (31) 3556-2022

Restaurante do Admar: Rua da Glória, 110 - Telefone: (31) 3556.2020

Bar da Sandra: em Bento Rodrigues, ao lado da Capela de São Bento, aberto diariamente de 8 as 22 horas. Se você tem pressa, encomende sua refeição com antecedência, pelo telefone (31) 9997-1197. Mas se você tem tempo, deixe para fazer o seu pedido pessoalmente e enquanto aguarda, pode curtir um bom papo com os moradores ou visitar os atrativos turísticos locais.

Manifestações Culturais:

- Festa de São Bento, padroeiro de Bento Rodrigues, sempre no último final de semana do mês de Julho;

- Festa da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré: acontece na primeira semana de setembro e tem seu ponto alto no dia 8, com cortejo de Nossa Senhora de Nazaré, levantamento de mastro, procissão da Bandeira, missas, novenas, leilões, alvorada com queima de fogos e repique de sinos, retreta, shows, barraquinhas de comidas e bebidas.

- O Dia da Independência do Brasil é uma ocasião especial pois coincide com as comemorações do dia da padroeira. A Escola Municipal Sinhô Machado promove as tradicionais Paradas de 7 de Setembro, com alunos e fanfarra desfilando pelo centro histórico. Esta data é sempre marcada pela alegria do reencontro com antigos moradores.

Curiosidades:

Sinhá Olímpia é figura ímpar na história de nossa região. Conhecida internacionalmente, se dizia noiva de Dom Pedro II, amante de Chico Rei e amiga de Tiradentes. O compositor Vinícius de Morais disse certa vez que um papo com Dona Olímpia valia uma viagem a Minas Gerais. Essa simpática senhora vive em versos de Carlos Drummond de Andrade, em música de Milton Nascimento, em samba enredo da Mangueira (1990) e em cartão postal. É reverenciada em peça de teatro de Guiomar de Grammont e no nome de uma escola de samba de Ouro Preto. Vive ainda, imortalizada, na lembrança daqueles que tiveram o prazer de conhecer esta lendária filha de Santa Rita Durão.

Artesanato:

Variado, com destaque para trabalhos em taquara, crochê, tricô, bordado e, mais recentemente, reciclagem de material plástico.

Distância da Sede:

35 km.



BIZUTE TURISMO RECEPTIVO (reg. Mtur) - GUIA DE TURISMO (REGIONAL MG E NACIONAL - Reg. MTUR; TRASLADO AEROPORTOS E RODOVIÁRIAS. Serviços oferecidos: Guia de Turismo; Traslados; Reserva em Hotéis/Pousadas; Visita nas  Minas e Grutas; Turismo Pedagógico; Museu de INHOTIM, Atrativos Naturais e Ecológicos. Email: bizuteturismo@bol.com.br; Blog: http://www.bizuteturismo.blogspot.com - Praça Tancredo Neves s/nº "Terminal Turístico" - Sala dos Guias de Turismo. Mariana MG - Telefones: (31)9624-9059(*); 8774-9059; 3557-2736; 3557-1158 (AGTURB);

ROTEIRO DE PASSEIOS TURÍSTICOS OFERECIDOS:

OBS.: SAIDA DE MARIANA – Veículo Fox até 4 pessoas

·        MARIANA / OURO PRETO
·        CARAÇA / CATAS LATAS
·        CONGONHAS
·        SÃO JOÃO DEL REI / TIRADENTES
·        BELO HORIZONTE / CONFINS
·        BELO HORIZONTE / SABARÁ
·        GRUTA MAQUINÉ
·        MUSEU INHOTIM
·        DIAMANTINA
·        CACHOEIRA DO BRUMADO
·        GRUTA DA LAPA / GARIMPO DE TOPÁZIO
·        GRUTA, GARIMPO TOPÁZIO / MINA DE OURO









Pesquisar este blog