IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM MARIANA MG – FECHADA EM 14 DE MAIO 2012 PARA
RESTAURAÇÃO
Para
informação e divulgação, vimos informar-lhes sobre o fechamento da Igreja de
São Francisco de Assis de Mariana, que já algum tempo tinha suspendido suas
atividades religiosas, missas e casamento, devido às condições de manutenção da
mesma, causando insegurança aos usuários.
Fui
informado ontem, 13 de maio, quando passava pela Praça Minas Gerais, pelo
presidente da ordem terceira, Sr. Nelsinho, que devido à solicitação do bispo
da cidade, a igreja estaria sendo fechada a partir dessa segunda feira, 14 de
maio, para visitação turística.
A visitação turística da cidade fica mais enfraquecida com esse
fechamento, mas é por uma boa causa, restauração da igreja. Esperamos que a
restauração fosse feita com um tempo estimado para o término e que nossa
cultura seja sempre preservada, através da preservação não só dessa igreja, mas
todos os monumentos históricos da cidade e distritos.
SHOW DE ZÉ RAMALHO EM JULHO DE 2012 - NA PRAÇA MINAS GERAIS (?) mais essa...Graças a Deus e ao bom senso foi transferido esse shows para a PRA DOS FERROVIÁRIOS, entre no Ministério Público, contra esse evento na praça minas gerais, devido ao mal estado de preservação dos monumentos turístico existentes na mesma praça. Mantendo a coerência pois o EREM, Festival da Vida e Carnaval 2012 não pode ser realizado no centro devido a possíveis abalos no centro histórico. A situação da igreja de São Francisco está caindo aos poucos o reboco, aumentaria ainda mais o risco de abalo de acidente na praça minas gerais. Sou fã da música de Zé Ramalho, mas tenho certeza que ele entenderá tala decisão, ao Bambu peço desculpa por ser mal entendido e chamado com adjetivos banal, que não me atinge. Parabéns ao povo de Mariana pelo aniversário de Vila 4 de julho 1711 e cidade 16 de julho 1696.
Informação sobre possível aprovação do SPHAN, Show de Zé Ramalho, previsto para as festividades do aniversário da Câmara na Praça Minas Gerais, programado para o mês de
Julho 2012 .
Entrei em 28 de maio no Ministério Público, com um questionamento de tal decisão uma vez que os monumentos todos dessa praça encontra-se em fase se preparação para restauração, devido as más condições de conservação. Argumentei que a igreja de São Francisco de Assis está caindo reboco no pisar , imagina com som e presença de 15 a 20 mil pessoas curtindo esse evento. O prédio da Câmara, também na mesma situação, com data de restauração acertada, torre com trinca, assoalho danificado, etc. A decisão foi incoerente e irresponsável, uma fronta ao nosso patrimônio, Praça Minas Gerais, que no final do ano passado passado conseguimos elevá-la a uma das 7 Maravilhas da Estrada Real.
O Ministério Público aceitou e já encaminhou solicitando cancelamento desse show na Praça Minas Gerais, para preservação dos monumentos existentes na mesma. No meu entender todos tiveram dificuldades de fazer shows nesses locais, e por que para a Câmara foi autorizado, uma vez que nem é atribuição da Câmara fazer shows para o público (não está havendo ai uma improbidade?)
att
Luiz Otávio - Bizute
|