quarta-feira, 27 de outubro de 2010

TREM TURISTICO DA VALE REUNE PARCEIROS DE MARIANA E OURO PRETO 27-10-10 DE 08 AS 15HS

Relatório de Oficina de Direcionamento Estratégico

Projeto “Trem é Turismo”

Trem: Trem da Vale Ouro Preto – Mariana

Local: Ouro Preto/MG Data: 27/10/2010

Agente Local: Cibele Oliveira

1) ESTÁGIO ATUAL DA OPERAÇÃO DO TREM

Lançado oficialmente em 5 de junho de 2006, o trem de Ouro Preto a Mariana percorre 18 km em uma hora (18 km/h), através de uma paisagem de montanhas, túneis, vales e despenhadeiros, e veio integrar-se a uma das mais tradicionais economias turísticas do País — a região do ciclo do ouro do século XVIII, com sua arquitetura barroca e enorme acervo de obras de arte, cujos exemplos mais conhecidos são as esculturas de Aleijadinho.

O investimento no trem turístico foi considerável: R$ 38 milhões, 2/3 dos quais bancados pela Cia. Vale do Rio Doce (CVRD), através de sua fundação, incentivos fiscais (Lei de Incentivo à Cultura). Tivemos também a participação dos demais parceiros — ABPF, prefeituras de Ouro Preto e Mariana, Ministério do Turismo, Universidade Federal de Ouro Preto, e FCA (operadora).

O trem é composto por uma locomotiva a vapor, que no momento encontra-se em manutenção, uma a diesel e cinco vagões de passageiros, com capacidade total de 240 pessoas por viagem.

Os vagões mantém o mesmo desenho dos antigos trens, sendo quatro com interiores em madeira e um panorâmico que permite, por meio da sua estrutura transparente, a visualização completa de toda a paisagem.

2) INFORMAÇÕES BÁSICAS DO PROJETO

Foram citados como resultados relevantes deste Projeto, o aumento de renda para as MPE’s e surgimento de novos empregos na cidade, em torno do “Trem da Vale”, assim como o aumento de sua competitividade, enquanto produto turístico que deseja se afirmar no mercado nacional e internacional.

Pretende-se dar um impulso no negócio de trens turísticos e culturais, a partir da capacitação técnica e de gestão, a serem implementadas no curto prazo, por este programa; além da produção de um Manual de Plano de Marketing para o produto turístico ferroviário, a ser aplicado com a participação dos agentes de turismo das duas cidades em torno do trem. Outros benefícios de abrangência nacional serão alcançados através de uma Central de Negócios aplicada aos interesses dos empreendedores dos trens e MPE’s em seu entorno.

Ao final do debate em plenário, provocado pelo moderador, foram agrupadas as propostas em focos estratégicos, permitindo uma breve avaliação do quadro geral, sob o ponto de vista das Políticas Públicas e Infraestrutura, da Comunicação e Marketing, da Capacitação de Mão de Obra e da Postura Sócio-Ambiental, facilitando a visualização de soluções no curto e médio _ Relatório de Oficina de Direcionamento Estratégico

Projeto “Trem é Turismo” prazo, sendo que algumas propostas, poderão ser equacionadas pelo próprio Projeto “Trem é Turismo”, a partir do primeiro trimestre de 2011.

Outras questões poderão ser articuladas junto à Prefeitura e ao Governo do Estado, com apoio do Sebrae e da ABOTTC. O fortalecimento dos Conselhos Municipais de turismo, deve ser perseguido pelas lideranças locais, demonstrando aos órgãos públicos Estaduais e Federais, a coesão do trade turístico, da FCA e das Prefeituras envolvidas, em torno do objetivo comum de aprimorar o desenvolvimento do turismo nas duas cidades.

3) CONTRIBUIÇÃO DOS PARTICIPANTES

Neste tópico, apresentamos o resultado final da síntese elaborada nos grupos de trabalho, relativo às perguntas formuladas, fruto de um movimentado debate entre os participantes de cada grupo e discussão estendida ao plenário, estimulada e coordenada pelo moderador. Apesar da formação de apenas três grupos, percebemos uma elevada consciência sobre os principais problemas que afetam a operação atual do Trem da Vale, assim como a proposição de excelentes propostas de melhoria do negócio trem turístico e para os empreendedores em seu entorno.

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Relatório de Oficina de Direcionamento Estratégico

Projeto “Trem é Turismo”

1ª Pergunta: REFLITA SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL DO NEGÓCIO TREM TURÍSTICO E O TURISMO EM SUA CIDADE. LISTAR OS PONTOS FORTES E FRACOS

Pontos Fortes Pontos Fracos

Geração de emprego e renda com a reforma do trecho e estrutura atual das

estações, gerando movimentação da economia local

O negócio trem, tornou-se um outro meio de atrair os turistas

Atrativos turísticos das cidades: gastronomia, história, memória ferroviária.

Diversidade/heterogeneidade do patrimônio cultural e natural das cidades

Conscientização da comunidade local e turistas para educação patrimonial

Cidades vivas: atividades nos centros (coração) das cidades

Hospitalidade da população local

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Localização geográfica privilegiada das cidades

Entretenimento nas estações

Equipamentos adaptados à portadores de necessidades especiais

Localização das estações próximas aos

centros de convenções das duas cidades

Vagão panorâmico

Visual atraente das estações, do trem e do seu percurso

Localização das Estações

Acesso aberto às Comunidades

Equipe de trabalho da FCA

Ótima infraestrutura das estações

Empreendedores da própria região

Falta integração entre a iniciativa privada, trem e setor público

Articulação deficiente entre os segmentos que compõem o trade turístico: falha de comunicação e disseminação de informações

Falta de alinhamento entre as iniciativas políticas e as necessidades da iniciativa privada

Dificuldade de mobilização do trade para ações conjuntas

Falta de material informativo sobre o destino (mapas, folders, passeios/atrações)

Falta de capacitação dos profissionais ligados ao turismo

Sinalização deficiente das atrações turísticas das cidades

Não há lojas de souvenirs próximas às estações

Ausência de Posto de Informação Turística nas Estações de Ouro Preto e Mariana

Falha da fiscalização (atuação de guias, hotéis, restaurantes, etc.)

Falha no planejamento e articulação estratégica para os horários de funcionamento das atrações turísticas e comércio

Comércio de Mariana não abre regularmente nos finais de semana

Cafés das estações funcionam com serviços inadequados

Problema de falta de água e de saneamento básico em Ouro Preto

Falta de lixeiras em Ouro Preto

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2 ª PERGUNTA: AONDE QUEREMOS CHEGAR? DE QUE FORMA MELHORAMOS NOSSOS RESULTADOS

Políticas Públicas e Infraestrutura Comunicação e Marketing Formação/Qualificação MO Postura sócio-ambiental

Fortalecimento da Governança por meio de articulação e parcerias, via criação de

um Conselho Gestor específico do Trem da Vale

Melhorar representação dos segmentos turísticos nos Conselhos Municipais de

Turismo das duas cidades

Implementar projeto de sinalização turística dos acessos e dos Centros das cidades em direção às estações

Articulação direta da FCA com empresários e prestadores de serviços locais (hotéis, taxistas, restaurantes)

Elaboração de planos de negócios para abertura de empreendimentos (café, loja de souvenirs, etc.)

Promoção do produto: venda online, campanha de divulgação, fortalecer participação em eventos, confecção de material promocional

Divulgação na mídia: gerar mídia espontânea (jornal, TV e revista)

Organização de um banco de dados com parceiros do trem para articulação e trabalho conjunto

Implantar posto de informações turísticas na estação de Mariana

Parceria com centro de convenções e empresas de organização de eventos estimulando pacotes inserindo o trem

Melhoria do processo de gestão e atendimento ao cliente no bar/café da estação (horários e mix de produtos)

Criação de um passaporte para fidelização de pacotes com outros parceiros

Implementar programa de capacitação para empreendedores e empregados para melhoria dos serviços ofertados

Articulação com setor público para solução do problema da falta de água e

saneamento básico em Ouro Preto

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4) AVALIAÇÃO E SUGESTÕES DE MELHORIA

A participação de todos os membros da oficina, teve o mérito de ser construtiva na busca de um entendimento comum, respeitadas as experiências pessoais de cada um e as

demandas de cada cidade. Observamos um esforço de aproximar as duas cidades em torno do Trem, viabilizando uma futura gestão da instância de governança regional.

Recomendamos um programa de capacitação para os pequenos negócios (gestão e

qualificação de atendimento) para as duas cidades, melhorando os resultados das MPE’s, através do aumento das vendas; fortalecendo o associativismo em torno do Trem, ampliando a competitividade do negócio trem turístico.

Observamos também, que novos convites para futuras oficinas, sejam ampliados e

reforçados, nas duas cidades, ampliando a adesão de mais MPE’s ao Projeto Trem é

Turismo. Vale dizer que este projeto deverá ser um fator de integração entre as duas

cidades, consequentemente, estimulando negócios para todos os empreendedores que

produzem e vendem seus produtos e serviços em torno do “Trem da Vale Ouro Preto -

Mariana.

5) ENCERRAMENTO

O moderador agradeceu a colaboração do plenário, que seguindo suas orientações,

permitiu o cumprimento dos tempos de cada tarefa, produzindo um trabalho de qualidade.

Após isto, foram entregues formulários de avaliação da oficina, para que pudessem opinar a respeito do trabalho executado. O resultado da tabulação abaixo, registrou uma média de 4,2 representando uma pontuação expressiva.

Rio de Janeiro, 31.10.2010 Liberato de Souza Pinto Consultor da ABOTTC




Com uma participação reduzida dos parceiros de turismo das cidades de Ouro Preto e Mariana, reuniu-se no dia 27, Quarta feira, na estação do Trem da Vale em Ouro Preto um total de 20 pessoas para tratar de assunto referentes ao turismo receptivo das duas cidades em conjunto com o Trem da Vale.

Estiveram presentes de Mariana: Tatiana (Sec. Cultura e Turismo); Luiz Otávio (representando Bizute Turismo e AGTURB Mariana MG),

Restaurante gaveteiros, representante do Órgão da Sé.

Presentes de Ouro Preto: Representante de uma padaria,

Representantes da Vale, e FCA: Cibelli e demais funcionários.

Representante do SEBRAE: Mônica Stela de Alencar Castro

Dois Instrutores: Liberato Pinto (RJ) e Armando (RN).

Vejam algumas fotos e assuntos abordados:





BIZUTE TURISMO RECEPTIVO – CIDADES HISTÓRICAS MG
PASSEIOS TURÍSTICOS, pacote fechado para grupo de 4 pessoas no máximo, reserva com antecedência preferencialmente: 30% na reserva: Banco do Brasil - CC: 52470/0 – Agência: 2279-9 – Luiz Otávio da Trindade
Preços incluídos:
·        Serviço de Guia de Turismo;
·        Veículo FOX;
·        Transporte Van (preço a combinar)
SERVIÇO DE GUIA DE TURISMO: Passeio de Mariana: R$80,00 - grupo até 10 pessoas; R$160,00 - grupo acima de 10 pessoas.  Passeio em Mariana e Ouro Preto: R$150,00 - grupo até 10 pessoas; R$280,00 - grupo acima de 10 pessoas.
Pacotes sugeridos (com nosso veículo):
·         Mariana - R$ 180,00
·         Mariana / Ouro Preto – R$ 290,00
·         Catas Altas – R$ 320,00
·         Catas Altas / Santuário do Caraça – R$ 450,00
·         Congonha (ver obras do Aleijadinho) – R$ 320,00
·         São João Del Rei / Tiradentes – R$ 560,00
·         Belo Horizonte / Sabará – R$ 420,00
·         Traslado para o Aeroporto de Confins – R$ 280,00
·         Gruta de Maquine – R$ 560,00
·         Gruta da Lapinha – R$320,00
·         Museu de Inhotim – R$ 420,00
·         Sítio Arqueológico Pedra Pintada (Cocais), pinturas rupestres – R$ 420,00
·         Roteiro de Mina de Ouro, Gruta e Garimpo de Topázio – R$120,00
·         Roteiro de cachoeiras (para banho) – R$120,00
·         Pico do Itacolomi – R$120,00



Favor informar no hotel, para fortalecimento de parceria que teve conhecimento do Hotel através de indicação do blog do bizute turismo, agente de viagens e guia de turismo! Desde já lhe agradeço. Contrate sempre profissionais formalizado e registrado pelo Ministério do Turismo. Temos o selo de confiabilidade do Minas Recebe do Governo de Minas Gerais!

Registros no Ministério do Turismo:

Guia de Turismo (Regional MG; Nacional e América do Sul): nº 11.012724.96-4 – Validade: 14/10/2011
Agência de Viagem:  11.039159.10.0001-3 – Validade: 26/01/2011 a 26/01/2012

Endereço: Rua Beira Linha, 03 – Centro – Mariana MG – CEP: 35.420000 - Email: bizuteturismo@bol.com.br; luizbizute2011@hotmail.com; Blog: http://www.bizuteturismo.blogspot.com
Telefones: 31 3557-2736 / 9624-9059 / 8774-9059 – Opção: 3557-1158 (Sala dos Guias)





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