terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Secretaria de Cultura e Turismo de Mariana MG - Fevereiro 2012

De Guia de Turismo a Secretário de Cultura e Turismo de Mariana MG - Primaz de Minas e umas das 7 Maravilhas da Estrada Real:

Placa do Posto de Informação Turístico que seria feito no Cine Clube de Passagem de Mariana!

Placa que seria confeccionada e afixada no portão de acesso a Praça Minas Gerais, abrindo para acesso dos turistas usarem o Centro de Atenção do Turista!



Propaganda explorando a imagem das 7 Maravilhas da Estrada Real - Mariana MG
Certificado das 7 Maravilhas da Estrada Real.

Troféu 7 Maravilhas da Estrada Real, ganhado por Mariana e que encontra-se no gabinete do prefeito.


Planejamento de Out door


Salão de Turismo - Rio de Janeiro

Presidente da CVC Turismo


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E OU PLANEJADA PELA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR, SOB NOSSO CURTO TEMPO DE  ADMINISTRAÇÃO FEV/2012:
·         Reunir com as lideranças da comunidade dos seguintes Distritos de Mariana, com o objetivo de apresentação de Monitor de Turismo residente no local com a tarefa de dar informação turística do local: FURQUIM (TALYTA); CACHOEIRA DO BRUMADO (EDILENE); SANTA RITA DURÃO (NAIARA); MONSENHOR HORTA (ALINE E ISABELLA); PASSAGEM DE MARIANA (EDNALDO, JORDANEA E VALÉRIA) E PADRE VIEGAS (LINDALVA).
·         Elaborar toda a documentação de implantação do Programa Monitour (criado em 2004), que estava desativado e com o apoio da Prefeita Terezinha Ramos, resolveu dar continuidade no mesmo para a formação de novos guia de turismo visando o presente e a copa 2014. Através de o Programa Monitour reativar passeio com nossas escolas, trabalhando o lado da consciência dos nossos marianenses quanto à importância histórica de Mariana; Manter um posto de informação turística orientado pelo Programa Monitour/Secretária de Cultura e Turismo nos seguintes distritos: Passagem de Mariana, Furquim, Cachoeira do Brumado, Monsenhor Horta, Santa Rita Durão, Padre Viegas contratado monitore do local, gerando renda e emprego, além do turista ter apoio quando chegar nesses locais de interesse turístico;
·         Feito parceria com a igreja de São Francisco de Assis, onde a secretaria cedeu monitores de turismo recepcionista para ajudar a manter a igreja aberta para visitação turística todos os dias. Foi encaminhado e feito reunião com Padre Nedson para fazer a mesma parceria para os outros monumentos ficarem abertos para turista não encontrar mais igrejas fechadas, como vem acontecendo. Padre Nedson ficou de reunir com o pessoal e dar um retorno para tornar essa parceria real, enquanto isso está com os monitores no terminal turístico, CAT, Igreja de São Francisco e acompanhando os serviços dos guias na igreja de São Pedro;
·         Fazer o treinamento, ministrado por Luciano Moranga, professor e Guia de Turismo Regional e Nacional (Cadastur), com duração de 24 horas, onde os monitores recepcionistas fizeram visitas guiadas em todos atrativos turísticos da cidade, e mais tarde com programação para visitarem Ouro Preto e demais cidades históricas de Minas Gerais;
·         Dar continuidade às ações de Marcílio Queiros enquanto secretário, como reunir com Associação das Cidades Históricas na cidade administrativa;
·         Assinar ata de posse de nova diretoria da associação das cidades históricas, onde fui indicado para o conselho fiscal, representando Mariana, sendo presidente Chiquinho de Assis (Ouro Preto);

Fomos convidados pela prefeita e aceitei a nomeação como Secretário de Cultura e Turismo a parti de 01 de Fevereiro, onde pudemos fazer:

·         Separar entrada para o CAT e Secretaria de Cultura e Turismo, como: isolar com grade, já existente, entradas separadas, dando aos clientes da secretaria oportunidade de subir e falar com quem deseja falar nos setores, suspendendo a triagem de acesso que sempre foi feito anteriormente nas administrações passadas;
·         Provocar o Ministério Público, que fosse o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, assinado pela prefeita Terezinha Ramos, assinado em 18 de Outubro 2011, que a partir dessa data fica o Terminal Turístico de Mariana restrito para o uso de embarque e desembarque dos ônibus/Vans de turista, com acesso de turistas para informação na sala dos guias. Lembrando que nos governos anteriores de bambu e Raimundo Horta, recusaram a assinar contrariando o Ministério Público;
·         Dar continuidade a campanha Vote nas 7 Maravilhas da Estrada Real e iniciada com Marcilio e Silas lançado na primeira conferência de turismo de Mariana, e tornar a Praça Minas Gerais umas das 7 Maravilhas da Estrada Real, causando surpresa para todos;
·         Atualizar folder (mapa turístico) e encaminhar para a comunicação para confeccionar 30 mil folders, para atender aos postos de turismo, distribuir aos hotéis, pousadas e restaurantes, além de material para distribuição no Brasil, que foi programado para visitas técnicas após o carnaval aos agentes de viagens (operadores) em vários Estados do Brasil;
·         Fizemos solicitação de capina no quintal do CAT, a fim de planejar a entrada dos turistas que estão na Praça Minas Gerais, uma das 7 Maravilhas da Estrada Real, tornando o CAT acessivo aos banheiros e informação em geral, além de proporcionar uma bela vista da praça;
·         Revisão total do catálogo Turístico feito pela equipe de Mirian Rocha no governo passado, onde pudemos constatar e corrigir muita informação desatualizada, principalmente referente a endereços de hotéis, restaurantes, ateliês, dentre outros erros;
·         Planejamento de abertura do Posto de Informação turística no cineclube de Passagem, mantendo aberto todos os dias, de modo a recepcionar até mesmo os turistas que não vem à Mariana, por falta de informação, vindo de Vitória, Belo Horizonte e Ouro Preto;
·         Fizemos o pedido de confecção de placas (arte jato), através da comunicação, para fazer a sinalização do Posto de Informação em Passagem;
·         Fazer CI para confeccioná-la 2.000 exemplares do catálogo de turismo, após ser revisada e corrigir irregularidades nas informações, para trabalhar o turismo no Estado e no País, com material de ótima qualidade quanto aos dizeres e apresentação;
·         Solicitar confecção de uniforme, crachá, além da contratação de Curso de Guia de Turismo, reconhecido pelo MEC, para a formação dos guias;
·         Levar o Zé Pereira da Chácara no lançamento do carnaval das cidades históricas de Minas Gerais, lançado dia 14 na Cidade Administrativa, com a presença do Governador e demais autoridades como, prefeitos e secretários das cidades integrantes;
·         Manter comunicação mais próxima e efetiva da secretaria com hotéis e pousadas e todos da área de turismo de Mariana e cidades vizinhas, como Ouro Preto, Catas Altas, São João Del Rei, Tiradentes e outras;
·         Participar como jurado, a convite do recria vida, Carnaval da melhor idade de Mariana;
·         Reunir com patrimônio histórico, Raquel, propondo trabalhos em conjunto entre a Secretaria de Cultura e Turismo e o SPHAN, sendo um dos assuntos, abertura do corredor público, atrás das casas da rua direita, que acessam a Praça Gomes freire e Praça Minas Gerais, que hoje estão impedidos de acesso devido a matos e prolongamento de cerca ou murro feito pelos proprietários das casas da rua direita;
·         Planejar um concurso de Miss Turismo na faixa etária mirim, adulto e melhor idade, e como premiações teriam o desfile no Rio Grande do Sul, no concurso do MERCOSUL, tudo isso visando um trabalho de divulgação de Mariana, a Primaz de Minas, tornarem conhecida no Sul, atraindo turistas para nossa região;
·         Planejar de trazer a FIMTUR (Feira Intermunicipal de Turismo) em Mariana - Fimtur Cidades Históricas, trazendo vários agentes de viagens para conhecer nossos produtos turísticos para futuro negócio entre a cidade e dos agentes de viagens;
·         Buscar uma aproximação maior com a Secretaria de Turismo de Ouro Preto, para trabalharmos o turismo mais regionalizado entre as duas cidades, procurando o fortalecimento do turismo das duas cidades;
·         Planejar a participação de Mariana nos salões de turismo em São Paulo e Rio de Janeiro;
·         Planejar a instalação de outdoor em vários pontos em Minas Gerais e outros centros no Brasil, divulgando mais a Primaz de Minas e umas das 7 Maravilhas da Estrada Real;
·         Fazer campanha, explorando a Praça Minas Gerais umas das 7 maravilhas da estrada Real, em conjunto com a PAZ comunicação, em radias no Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, fazendo pergunta aos ouvintes e trazendo quem acertasse para conhecer nossa cidade com tudo grátis;
·         Solicitar confecção de réplica de 6 metros do troféu ganho por Mariana da Estrada Real, e instalar nas três entradas de Mariana;
·         Planejar e futuro mapeamento das praças e centro históricos principalmente, para futura instalação e lixeiras cidade;
·         Planejar nova sinalização turística na parte histórica junto com o SPHAN, e placas nos acessos para Mariana;
·         Fazer contato com agências de viagens no Brasil;
·         Apoiar diversos eventos culturais na cidade e distritos;
·         Participar de reuniões de interesse turístico, representando Mariana;


Obs.: Todo o Carnaval de Mariana 2012 foi planejado com muitos dias de antecedência por nossa administração em parceria com o setor de planejamento da prefeitura, que a princípio foi questionado pelo Ministério Público, impulsionado por abaixo assinados em torno de 50 moradores do centro, devido a alguns eventos em locais como: Campo do Guarani, desfile da escola de samba na Rua Dom Viçoso, Carnaval Gospel no Terminal Turístico e evento na Praça de São Pedro.


A questão que nossa administração ainda não tinha apresentado toda a questão de planejamento em questão de segurança, em tempo hábil, que estava sendo providenciado. Hoje estão dizendo que fizeram o carnaval em 48 horas, o que não é verdade, pois programação é a mesma divulgada anteriormente no nosso blog, sofrendo alguma mudança, como desfile da Beira Flor, ao invés da Mangueira como divulgado, troca, o que fizeram foram realocar os eventos, pois os contratos e planejamento já estavam todos prontos. Lembramos que o MC Leozinho não veio, que estava programado no planejamento anterior. Mudaram o tema do Carnaval, de Paz e Amor, para 7 Maravilhas da Estrada Real, que muito valoriza o nosso trabalho, pois graças a administração nossa, pudemos com o trabalho coletivo, deixamos nossa Mariana na mídia Nacional e Internacional.

Mariana Primaz de Minas e hoje umas das 7 Maravilhas da Estrada Real.

Att



Luiz Otávio da Trindade - Bizute
Guia de Turismo Regional MG e Nacional (Cadastur/Ministério do Turismo) e ex. Secretário de Cultura e Turismo (Gov. Terezinha Ramos)

Mariana MG - Fevereiro/2012



File:Brasao Mariana.gif - Programa de Receptividade Turística de Mariana MG – PROGRAMA MONITOUR - 2004 / 2012 – Lei Municipal 1.826/2004 e Lei do Guia de Turismo 8.623/93 


REGULAMENTO INTERNO DO PROGRAMA MONITOUR / 2004 - 2012




O Programa de Receptividade Turística, Programa Monitour contará com 30 a 35 Monitores de Turismo, atuando como Monitor Guia de Turismo (CADASTUR), Monitor de Turismo (preparação para guia) e Monitor de Turismo recepcionista (atendimento ao turista nos seguintes pontos: CAT – Centro de Atenção ao Turista; Terminal Turístico (Sala dos Guias); Portal Turístico (ao lado da rodoviária); e através de uma parceria entre o município e irmandade, vamos dispor de um Monitor recepcionista nos seguintes atrativos turísticos: Igreja de São Pedro; Igreja de São Francisco de Assis; Santuário de Nossa Senhora do Carmo; Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Catedral Basílica da Sé (atendendo o Museu Arquidiocesano).
Essa parceria vai viabilizar a manutenção desses monumentos turísticos abertos de 8h às 17h, sendo o horário do almoço coberto por pessoa indicada pela irmandade, ficando o turista satisfeito, devido não encontrar esses importantes pontos turísticos fechados, como vem acontecendo hoje em determinadas igrejas.
Os recepcionistas manterão a estatística de cada monumento atualizada e enviará no final de cada mês para compilação dos dados na Secretaria de Cultura e Turismo, que após integração desses dados para o trade turístico da cidade, além de divulgação da freqüência e movimento turístico da cidade, através da Secretaria de Comunicação.
Os Monitores de Turismo deverão trabalhar em sintonia com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a jornada mínima de trabalho para os mesmos será de 44h semanais.

Plano estratégico para contratação do pessoal:

·        Inscrição dos Guias de Turismo, Monitores Recepcionistas e Monitores de turismo que estão em atividade no trabalho de orientação turística no município de Mariana, a pelo menos dois anos, através de preenchimento de ficha e fornecimento de cópia dos documentos;

·        Os monitores serão divididos e terão as seguintes atribuições:

Monitor Guia de Turismo, credenciados pelo CADASTUR – Ministério do Turismo: atender turista de acordo com a legislação brasileira (Lei do Guia 8623/03;

Monitor de Turismo, credenciados pelo município: atender os turistas (famílias) nos pontos específicos pré-determinados, podendo deslocar e fazer o passeio pela cidade.
Obs.: proibido atender excursão, e deslocar para outras cidades, função de um Guia de Turismo regional MG, devidamente credenciado no CADASTUR, conforme legislação federal 8.623/93.

Monitor de Turismo Recepcionista: atenderá nos pontos e atrativos predeterminados, como: Igreja de São Pedro; Igreja de São Francisco de Assis; Igreja e Santuário de Nossa Senhora do Carmo; Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Catedral da Sé / Museu Arquidiocesano; Nossa Senhora Rainha dos Anjos; Estação de Trem de Mariana; CAT; Terminal Turístico; Portal Turístico; Atendimento no Trem Turístico nos finais de semana.

Obs.: Os Monitores de Turismo e Recepcionistas, deverão fazer o curso de Guia de Turismo assim que for disponibilizados pelo município, além de participar de atividade culturais, como: palestras, seminários, exposições na área de turismo.

Plano de Trabalho:

·        Os Monitores de Turismo serão divididos em 3 grupos de 3 pessoas e um grupo de 4 pessoas;
·        Nos distritos de Santa Rita Durão; Passagem de Mariana; Cachoeira do Brumado; Monsenhor Horta; Padres Viegas e Furquim terão um representante do Programa do Monitour recepcionando os visitantes nesses locais e dos distritos vizinho desses locais. Esses monitores serão apresentados as lideranças locais, e prestarão serviço para a comunidade, quanto ao desenvolvimento do turismo local.
·        Os pontos fixos de trabalhos em dias normais serão: Terminal Turístico (Monitor Guia – Sala da AGTURB), Praça Minas Gerais (Monitor de Turismo e Guia), Catedral Basílica da Sé (Monitor de Turismo e Guia) e Igreja de São Pedro dos Clérigos (Monitor de Turismo e Guia);
·        A sala da AGTURB no Terminal Turístico possui Televisão, vídeo cassete, fitas das cidades históricas e computador com acesso à internet para guias e turistas;
·        Nos finais de semana e feriados, o Portal Turístico também será um dos pontos de trabalho, devendo monitores e guias cobrir esse local, junto com monitor recepcionista; Sexta, Sábado, Domingo e feriados, monitores atenderão no Trem Turístico na chegada em Mariana, dando informações turísticas e distribuindo folder da cidade;
·        Os grupos que irão ficar em cada ponto de trabalho, farão rodízio de ponto mensalmente, através de sorteio;
·        Será nomeado um líder em cada grupo de trabalho, que ajudará na coordenação dos trabalhos e fornecerá um relatório semanal à coordenação do programa - Secretaria de Cultura e Turismo;
·        O líder será nomeado a critério da Coordenação do Programa Monitour e pela sua conduta;
·        As 44 horas de trabalho poderão ser cumpridas nos 7 dias da semana sob escala de trabalho, trabalhando além da jornada normal, trabalhar um sábado sim e outro não, de forma a cumprir o contrato de trabalho do programa.
·        Configurará como hora trabalhada, todo o tempo que o monitor estiver acompanhado grupos de turistas, sendo que o mesmo terá que trazer uma declaração do turista ou da agência confirmando o trabalho, caso solicitado pela coordenação, quantas horas foram dedicadas ao atendimento. Na declaração deverão constar todos os dados do turista.
·        Os Monitores serão subordinados a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e assinarão a folha de ponto no Terminal Turístico ou CAT; Os monitores localizados nos distritos assinarão ponto em locais predeterminados, após reunião com lideranças locais.
·        Os Monitores ficarão a disposição de outras secretarias, quando solicitado através CI ou ofícios, como a Secretaria de Esportes e Secretaria de Educação, para atenderem grupos de atletas de outros municípios e grupos de alunos que estiverem realizando visitas de estudos aos monumentos históricos de Mariana e cidades vizinhas.

 

Procedimento para abordagem do Turista


·        Cada membro do grupo escalado para trabalhar em determinado lugar, irá atender o turista de acordo com um código que sempre foi usado pelos guias de turismo, ou por ordem de chegada. Esse critério consiste em quem ver primeiro o turista, terá que dizer a palavra chave que é “Trás”. Em caso de impasse, o líder do grupo irá intervir e decidir democraticamente quem terá a vez no atendimento.
·        Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Mina da Passagem, lojas e ateliês, trem da vale, Ministério Público, Delegacia de Polícia, imprensa local, museus e irmandades, receberão uma lista com o nome de todos os Monitores e com o telefone da Secretaria de Cultura e Turismo, e da AGTURB. Caso algum Turista solicite os serviços de um Monitor Guia de Turismo e Monitor, a secretaria e AGTURB terão uma escala e indicará quem é o Monitor que terá prioridade no atendimento.

Tarifários:

O preço estipulado para os roteiros são os seguintes:

Centro Histórico de Mariana:
Família (Monitor de Turismo): R$ 60,00
Família (Monitor Guia de Turismo): RS 80,00
Excursão (Monitor Guia de Turismo): R$ 140,00.

Centro histórico de outras cidades (Monitor Guia de Turismo):
Família: R$ 140,00
Excursão: R$ 120,00 por cidade

Explicação em um monumento: R$ 20,00 ou gratificação espontânea do turista.

Visita a Algum distrito, Mina, ou cachoeira para o turista que contratou o Monitor de turismo e Monitor Guia de Turismo para o Tour no centro histórico, tarifa a combinar com o profissional.

Somente a Visita ao distrito, Mina ou Cachoeira, R$50,00.

Exigências:

Fará jus a uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo mensal o Monitor de Turismo, Monitor Guia de Turismo e Monitor Recepcionista que estiver cadastrado no Programa Monitour, usando regularmente o uniforme e crachá, participando dos treinamentos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que cumprir todas as exigências para a permanência no mesmo.

Será excluído do programa, o Monitor que deixar de cumprir as determinações do Decreto 3 311 de 19 de maio de 2004 como:

·        Deixar de matricular em cursos regulares de formação escolar com freqüência e aproveitamento aceitáveis.
·        Ter contra si representação criminal que comprometa a seriedade do programa e do município.
·        Ter conduta social reprovável, como: uso de bebidas, drogas durante o trabalho e envolvimento em ações que venham denegrir sua imagem e do programa implantado pela Prefeitura Municipal de Mariana.
·        Não cuidar da aparência pessoal (cabelo, odor, em fim higiene geral), uniforme e da conduta social e profissional,
·        Não seguir as orientações da Secretaria de Cultura e Turismo no que diz respeito à jornada e local de trabalho.
·        Não participar dos cursos e treinamentos promovidos pela Secretaria de Cultura e Turismo, quando convocados.
·        Afastar-se da atividade por mais de 15 dias injustificadamente.













CÓDIGO DE ÉTICA DO PROGRAMA MONITOUR

File:Brasao Mariana.gif CÓDIGO DE ÉTICA – Programa Monitour
Art. 1º - Atuar sempre á luz da verdade, não induzindo o usuário dos seus serviços a erros de interpretação, quanto às informações prestadas.
Art. 2º - Possuir vocação e preparo adequado para o exercício da atividade de GUIA DE TURISMO e ou monitor, procurando o aprimoramento constante, através de cursos, seminários e congêneres.
Art. 3º - Desenvolver ao máximo o seu sentido de responsabilidade, evitando que, por omissão ou negligência, seus atos possam causar prejuízos à empresa onde trabalha ao público em geral ou aos seus companheiros de profissão.
Art. 4º - Demonstrar conduta apropriada em todos os seus atos, públicos e privados, atendendo com esmero, pontualidade, discrição e zelosa diligência às funções de GUIA DE TURISMO e ou monitor.
Art. 5º - Procurar sempre em seu relacionamento com as autoridades públicas, obter o reconhecimento da importância da sua atividade para com a comunidade, com igualdade para seus colegas de todo o mundo.
Art. 6º - Praticar a amizade como um fim e não como um meio, respeitando em todos os momentos e se fazendo respeitar como pessoa humana.
Art. 7º - Colaborar com os colegas que lhe solicitarem apoio para desenvolver sua atividade, dando proteção aos interesses dos mesmos como se fossem seus, desde que não venha a ser prejudicado no desempenho de suas próprias funções.
Art. 8º - Prestar o máximo apoio ao Programa Monitour e AGTURB, ao qual deve pertencer ajudando-o a fortalecer-se para que o mesmo, por sua vez, melhor possa proteger os interesses de seus associados.
Art. 9º - Colaborar, sob todas as formas ao seu alcance, com o Programa Monitour e AGTURB, submetendo ao poder arbitral do mesmo qualquer conflito de interesse.
Art. 10º - Apresentar-se sempre como um eficiente e sério profissional, constante portador da mensagem de Paz e Entendimento entre todos os povos.
Art. 11° - Não tecer, quando no exercício da atividade, comentários políticos - partidários, não emitir qualquer comentário desfavorável sobre pessoas ou locais, nem fazer qualquer tipo de discriminação de raça, credo, religião, sexo ou costumes.
Art 12° - Respeitar o meio ambiente e o patrimônio cultural e artístico, colaborando na sua preservação e atuando junto à sociedade visando evitar a depredação da natureza e do patrimônio cultural e artístico.
Art. 14º - Manter postura correta e vocabulário adequado ao exercício da profissão de GUIA DE TURISMO e ou Monitor.



Prefeitura Municipal de Mariana – Secretaria de Cultura e Turismo

Luiz Otávio da Trindade - Bizute

Coordenador do Programa de Receptividade de Monitores e Guias




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