Entrada da Gruta e suas formações rochosas
Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a 35 quilômetros da capital mineira, o município de Lagoa Santa apresenta várias atrações turísticas, sendo uma das principais delas a Gruta da Lapinha.
Formada por planaltos, a região é de clima tropical, com relevos não muito acentuados, mantendo uma temperatura média de 22ºC.
A Gruta da Lapinha foi descoberta pelo cientista dinamarquês, Peter Lund (1801-1880), também conhecido como o pai da paleontologia no Brasil. Sua vinda ao Brasil foi em virtude do medo da tuberculose que acometera a saúde de seus dois irmãos, levando-os a óbito.
Estando estabelecida na região arqueológica de Lagoa Santa, a gruta possui rochas calcárias formadas por restos marinhos, que foram delineadas através de erosão causada pelas correntes atmosféricas e marítimas.
O horário de funcionamento da Gruta da Lapinha é das 08h30min às 16h30min, diariamente, inclusive nos finais de semana, sendo que o percurso é feito com a ajuda de guias que conhecem muito bem o local. O ingresso cobrado é de cinco reais por pessoa.
Para quem estiver hospedado em Belo Horizonte, a gruta encontra-se a 48 km de distância, partindo da Praça 7, e possui linha de ônibus que faz o passeio diariamente.
A extensão da gruta é de 511 metros, tendo quarenta de profundidade, onde se encontram formações rochosas (espeleotema e calcitas cristalizadas) nas formas de pirâmides, cortinas e a famosa couve-flor, que, em razão da beleza, encantam os turistas que por ali passam.
As repartições da gruta recebem nomes de acordo com as formações rochosas, como: sala da couve-flor, salão da catedral, sala da catarata, sala dos carneiros, sala do abajur, sala das pirâmides, salão dos índios, etc., assemelhando-se ao estilo barroco das obras de arte mineiras.
Acredita-se que o bloco de pedra calcária da gruta foi formado há mais de seiscentos milhões de anos, conforme pesquisas do então cientista.
Os turistas que visitam o local devem manter atitudes de preservação do ambiente, pois cada centímetro dessas formações rochosas leva cerca de vinte e cinco anos para ser formado.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Gruta da Lapinha - Minas Gerais - Cidades Brasileiras
Serviço Receptivo Turístico Confiável: Cidades Históricas; Roteiro de Minas e Grutas; Turismo Pedagógico; Atrativos Naturais e Ecológicos.
Contato:
Email: luizotaviotrindade@hotmail.com;
Terminal Turístico: Sala dos Guias de Turismo
Mariana MG - Fones: (31)96249059*; 87749059; 35571158; 84153746.